Inicial > Livros > Livro: Comédias para se ler na escola

Livro: Comédias para se ler na escola


Oii gente-

Deesculpem- me pela demora de minhas postagens. Gostaria de compartilhar com vocês um livro que estou lendo e adorando, é sobre crônicas. “Comédias para se ler na escola” de Luis Fernando Verissimo; ele é muito engraçado, vale a pena parar e ler, por isso deixo minha indicação e uma crônica do livro para vocês verem se gostam.

Papos

– Me disseram…
– Disseram-me.
– Hein?
– O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”.
– Eu falo como quero. E te digo mais… Ou é “digo-te”?
– O quê ?
– Digo-te que você…
– O “te” e o “você” não combinam.
– Lhe digo?
– Tambem não. O que você ia me dizer?
– Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz ?
– Partir-te a cara.
– Pois é. Partir-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me.
– É para o seu bem.
– Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu…
– O quê?
– O mato.
– Que mato?
– Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem?
– Eu só estava querendo…
– Pois esqueça-o e pára-te. Pronome no lugar certo é elitismo!
– Se você prefere falar errado…
– Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me?
– No caso… não sei.
– Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não?
– Esquece.
– Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o certo é “esquece” ou “esqueça”? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos.
– Depende.
– Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o.
– Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser.
– Agradeço-lhe a permissão para falar errado que me dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia.
– Por quê?
– Poque, com todo esse papo, esqueci-lo.

Esperam que tenham gostado, até mais.

Núbia
)

Categorias:Livros
  1. 17 de junho de 2010 às 1:08 AM

    HahahaJá li esse livro, muito bom mesmo. Outro que eu me lembro que me fez rir muito fi aquele em que ele se emociona ao encontrar a si mesmo quando criança, já leu? Ele se emociona todo, até chora, enquanto o "ele" criança pensa:"Pô, eu vou virar um cara chorão desses?!" ou alguma coisa assim hehe

  2. 21 de junho de 2010 às 6:54 PM

    Oi Helo, que bom que vc também gostou desse livro, mas eu ainda não tive tempo de terminá-lo, e ainda não li essa crônica, mas agora estou anciosa para lê-la. Obrigada pela indicação.Beijos- Núbia

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário